'Decoreba' e marca-texto: atitudes erradas na hora do estudo

As inscrições para o ENEM começam em maio. Aproveite para estudar e eliminar os hábitos que podem estar atrapalhando os seus estudos.

15 abr 2016
15h52
atualizado em 2/5/2016 às 11h50
  • separator
  • comentários

A revisão pode ser um momento de nervosismo para muitos estudantes, tendo em vista a ansiedade e a expectativa em relação à prova. Alguns hábitos podem estar atrapalhando os seus estudos. Descubra quais são eles e veja como evitá-los. Se precisar de ajuda para estudar assine o Terra Apoio Escolar

1 - Anotar todo o conteúdo
Fazer anotações sobre a matéria é uma ótima estratégia de estudos mas tome cuidado para não escrever todo o conteúdo do livro sem resumir o que for mais relevante. É importante saber resumir os assuntos principais, de uma maneira personalizada, para que você mantenha o seu foco naquilo que merece mais atenção para a prova.

2 - Abusar da “marca-texto”
Na hora de ler, muitos estudantes costumam abusar das canetas marca-texto, sublinhando frases e palavras em excesso. Você pode usar a técnica de uma maneira mais eficiente, como por exemplo, marcar aquelas palavras novas, cujo significado você ainda não sabe.

Segundo pesquisadores, apenas marcar trechos de textos não funciona para ajudar a memorização
Segundo pesquisadores, apenas marcar trechos de textos não funciona para ajudar a memorização
Foto: BBCBrasil.com

3 - Reescrever demais as anotações
Alguns alunos costumam achar que reescrevendo continuamente suas anotações irão absorver melhor o conteúdo. Contudo, simplesmente escrever de forma repetida o que está no caderno pode não ser tão efetivo assim, pois você só estará reproduzindo sempre a mesma coisa. Uma boa alternativa seria compartilhar suas anotações com um colega e pedir as dele. Em seguida, tente explicar a ele o conteúdo que leu, pois isso pode facilitar a sua memorização.

4 - Apenas decorar os conteúdos

Alguns estudantes acreditam que memorizar fórmulas e definições podem garantir um bom desempenho no vestibular. Entretanto, é importante certificar-se, primeiro, de que os assuntos memorizados podem ser colocados em prática. Para ter um bom desempenho na prova, é preciso ter compreendido o conteúdo de fato, sabendo aplicá-lo em qualquer situação.

Fonte: Exato Vestibulares

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade