Como criar um ótimo ambiente de estudos para o ENEM

Confira as principais 10 dicas para você se preparar para o exame

5 abr 2016
14h27
atualizado às 15h06

1º  Dica: Livre-se das distrações

Não fique com o seu celular por perto! Apesar de prático e viciante, ele atrapalha a sua concentração, e qualquer interrupção prejudica seus estudos, te impedindo de estudar, de prestar atenção no conteúdo.Há algumas pessoas que se concentram melhor ouvindo música, se esse é o seu caso, aproveite! Identifique suas distrações e tente minimiza-las. Dessa forma, você vai conseguir manter o foco e sua concentração.

Foto: IStock

2º Dica: Frequente bibliotecas

A biblioteca é um ótimo ambiente para estudar, por proporcionar um ambiente silencioso. Em algumas bibliotecas há cabines de estudos, onde você pode se concentrar melhor. Então, abuse desse recurso!

3º Dica: Frequente cafeterias, lanchonetes e livrarias

São lugares agradáveis e confortáveis, ótimo para um ambiente de estudo.

4º Dica: Tranque-se em seu quarto

Pelo conforto que temos em casa, a probabilidade de um bom estudo aumenta, mas CUIDADO! Não deixe que o excesso desse conforto, te dê preguiça e te faça dispersar.

5º Dica: Encontre tempo, quando isso não parecer possível

Planeje seu dia e coloque seus estudos nessa lista. Nos pequenos intervalos do dia, aproveita para dar uma lida nos conteúdos, pode ser no trânsito, no ônibus, numa fila etc. Falta de tempo não pode ser desculpa.

6º Dica: Desconecte-se

Facebook, Instagram, Snaps, WhatsApp etc, são aliados da distração. Então, desconecte-se deles e concentre-se nos seus estudos!

7º Dica: Transporte as suas lições e leituras

Celulares e tablets tem seus prós e contras. Vamos para o que favorece seus estudos. Baixe arquivos em PDF’s e fique por dentro de tudo a hora que quiser, sem ter o trabalho de carregar aquela pilha de livros, imprimir textos e tudo mais.Observação: Desabilite notificações!

8º Dica: Faça grupos de estudos

Peça para o seu amigo “nerd” uma ajuda de estudos ou se reúna entre amigos e aproveite as facilidades de cada um em alguma matéria e debatam os assuntos uns com os outros.

9º e 10º Dica: Defina horários/momentos de estudos

Analise qual é o seu melhor horário de estudos, qual período do dia que você se concentra melhor, de manhã, tarde ou noite. Mas claro, separe um momento também para seu lazer, hora de descanso para repor suas energias para uma nova jornada de estudos.Tranquilidade sempre, concentração, percepção e disciplina com seus horários.

Exato Vestibulares

compartilhe

publicidade
publicidade