Enem 2016: Inscrições e data das provas divulgadas

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante divulgou a data de inscrições para o ENEM 2016 e os dias em que as provas serão realizadas.

14 abr 2016
13h49
atualizado às 14h03
  • separator
  • comentários

As inscrições começam no dia 09 de maio ás 10h e vão até 20 de maio ás 23h59. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro.

Houve mudança no valor da taxa de inscrição, que passa a ser de R$68,00 e poderá ser paga até o dia 25 de maio, por uma guia de recolhimento da União (GRU)

Além do ingresso as Universidade Públicas, o Enem também serve para o Prouni que oferece bolsas de estudos para instituições particulares e o FIES, financiamento com juros baixos para alunos carentes. Em 2016, a expectativa é que haja 8 milhões de inscritos no Enem.

Terá direito a isenção de taxa os estudantes que concluirem o ensino médio no ano de 2016 e estiverem matriculados em escola pública, ou quem declarar ser carente. Os participantes que tiveram isenção no ano passado e não compareceram a prova perdem o direito deste ano. Salvo se, apresentar uma justificava "de força maior" da falta. O MEC irá avaliar caso a caso cada pedido, podendo ou não aceitar o recurso.

05 de novembro - sábado: Ciências humanas e Ciências da natureza
06 de novembro - domingo: Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Matemática e Redação.

Nos dois dias, os portões serão abertos às 12h e se fecham às 13h. O início das provas é às 13h30 (horário oficial de Brasília)

Os estudantes que guardam o sábado por questões religosas farão as provas às 19h no horário local - Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima respeitarão o fuso diferenciado em relação a Brasília.

Para autismo, dislexia, discalculia, deficiência intelectual, déficit de atenção e algumas outras situações, listadas pelo Código Internacional de Doenças (CID), é preciso que o aluno apresente um parecer assinado por um médico da área. Condições que são identificáveis clinicamente, como a cegueira, não requerem o laudo. Aqueles que já apresentaram o documento em anos anteriores não precisa repetir o procedimento.

Os candidatos que desejarem tratamento pelo nome social deverão enviar documento de identificação entre os dias 1º e 8 de junho. Os cartões de confirmação, mais uma vez, estarão disponíveis pela internet e não serão enviados pelos Correios.

A segurança no local das provas terá novas normas. Além do uso de porta-objetos lacrados para os pertences, haverá também coleta de dados biométricos (impressão digital) em algum momento do exame (ainda não determinado). O intervalo de 30 minutos entre o fechamento dos portões e o início das provas, para dificultar vazamentos de questões, será mantido.

E você, já começou estudar para o ENEM? O Terra Apoio escolar pode te ajudar!

Foto: IStock

Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade