Linha TSI da Volkswagen alia potência e economia em motor

11 jan 2017
14h33
atualizado em 13/1/2017 às 11h48

Quando se considera a compra de um veículo, potência, agilidade e economia estão entre os principais desejos dos consumidores. O problema é que nem sempre essas características eram apresentadas juntas, em um único motor.

Sinônimo de eficiência, a tecnologia TSI da Volkswagen ocupa muito bem esse espaço. A linha tem entre as suas principais virtudes a redução da cilindrada do motor com manutenção ou aumento de potência, o que permite uma eficiência maior. Ela foi pensada em quem quer dirigir com mais emoção e adrenalina.

Para se ter uma ideia, os níveis de potência atuais eram, no passado, exclusividade dos motores de alta cilindrada, que consumiam muito mais combustível. E é exatamente por isso que o resultado impressiona.

Hoje, a Volkswagen tem três configurações de motores TSI: 1.0l 1.4l e 2.0l para nove linhas de produto, mais da metade de seu portfólio: up!, Golf, Golf Variant, Golf GTI, Fusca, Jetta, Passat TSI, CC e Tiguan. Neles, a potência varia de 105 cv a 220 cv.

Um dos modelos, o Golf Comfortline TSI Total Flex foi avaliado pelo Inmetro e obteve nota A em todos os quesitos de eficiência. E o segredo vem justamente da adoção de motores menores com turbocompressores, o que permite essa economia.

Consagrado no país, o Golf tem uma autonomia de dar inveja: com gasolina, percorre 11,9 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada. Com etanol, são 8,4 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada.

Foto: Volkswagen

O veículo vem equipado com cintos de segurança automáticos de três pontos em todos os assentos, faróis de neblina com luz de conversão estática e sete airbags, que garantem uma maior segurança.

O carro traz ainda controle eletrônico de estabilidade, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e transmissão automática de seis velocidades com a função Tiptronic.

Já o Tiguan TSI pode ser encontrado nas versões 1.4l e 2.0l. Para se ter uma ideia da agilidade, ele acelera até 100 km/h em 8,5 segundos e atinge velocidade máxima de 207 km/h.

Em matéria de conforto, o Tiguan traz entre os seus itens de série ar-condicionado, seis airbags, controles de tração e de estabilidade, freio de estacionamento elétrico, start-stop, assistente de partida em rampas, rodas aro 17, piloto automático e sensor de estacionamento.

Foto: Volkswagen

Terra

compartilhe

publicidade
publicidade